Ironman Brazil | Treinos 2012 | Exames | Alimentação | Dicas | Check List

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Preparando o Psicológico e Emocional

As vezes me pergunto : “O que é mais difícil, completar uma maratona(42km) ou uma prova de 10km ?”

Sabe que muitas das vezes respondi que as provas de 10km foram infinitamente mais difíceis e sofridas ! Pasmem, mas acredite que todas as distâncias são difícies. Tudo irá depender do quanto essforço você está disposto a fazer. No meu caso, sempre vou além do meu limite e o esforço transforma-se em dor.

Não estamos neste mundo para sermos mais um. Estamos aqui para sermos diferentes, para nos superar, para sermos melhores e com isto termos um mundo melhor.Todos somos capazes de atingir qualquer objetivo nesta vida.

M
uitas vezes no meio do caminho você irá querer desistir, mas não desistindo você poderá aprender muito sobre você mesmo. Ficará mais forte e irá mudar. Palavras estas de Joe Friel.

A
nalise as seguintes situações :
1. Hoje está muito frio mas preciso correr bem cedo, tenho uma reunião as 9hrs.
2. Está chovendo muito, não vou conseguir pedalar na estrada, preciso fazer pelo menos 3hrs de spinning.
3. Tive que viajar, mas tenho um treino longo de corrida. Vou ter que correr 18km na esteira do hotel.
4. Trabalhei muito, não vou conseguir sair às 6hrs da manhã para pedalar no sábado, mesmo assim vou às 11hrs.
5. Estou gripado, vou ter que ficar 3 dias sem treinar até me recuperar.

Veja que são situações bem comuns nos treinos semanais. A maior parte delas não está ligada ao físico, mas sim ao emocional. E este irá controlar 50% ou mais da vida de uma pessoa treinando para o Ironman. Para superar todas as adversidades a pessoa só precisa ter um ingrediente a mais na fórmula: VONTADE. Nada mais.

Confiança – Fundamental, mas não deixe sua confiança ser demasiada. Conheça seus limites e não tente superá-los somente pelo excesso de confiança. Muitas vezes já me deparei estipulando tempos para treinos e provas, e não conseguindo atingir. O maior erro foi ter tido confiança demais. Seja realista com seus tempos.
Foco – Em dias de treinos duros mantenha o foco naquela atividade específica, não fique divagando sobre outras coisas, concentre-se no treino. Muitas vezes fico pensando nos problemas do trabalho durante um treino longo. Esqueça tudo e foco no treino.
Auto Suficiência – Tenha total responsabilidade pelos seus atos em uma competição. É melhor estar comprometido com uma decisão errada ou ruim do que não estar comprometido com uma decisão correta. Se precisar andar, então ande, mas tenha a capacidade de entender o motivo pelo qual irá ter que para de correr e começar a andar.
Adptabilidade – Atletas de sucesso possuem a habilidade de analisar a situação, resolver o problema e adaptar-se às novas circustâncias. Se no meio da prova seu pneu furar, não tem o que ser feito. Adicione esta situação no contexto e siga em frente.
Estabilidade Emocional – Medo, raiva, frustração, decepção, excitação despendem uma energia enorme e sempre estarão acima de suas habilidades físicas. No dia da prova seja um cubo de gelo, e gaste sua energia no que te levará à vitória. Esqueça o resto.
Claridade Mental - Além do foco na atividade que está realizando no momento você precisa ter uma visão holística do todo. Saiba dosar todo seu esforço para utilizá-lo na hora correta.

Lógico que não seremos perfeitos em todas estas áreas. Então temos que melhorar os pontos em que somos mais fracos. E assim iniciamos a nossa jornada psico-emocional para mais uma IRONMAN !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário